Resenha: O projeto Rosie

IMG_4203

Resumo: “Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontrá-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Em 2013, eu fiz parte de um clube de leitura no qual uma das participantes (que por acaso se chama Rose) falou do livro “O Projeto Rosie”. Lembro que na época eu fiquei super interessada no livro mas acabei dando prioridade a outras leituras, e com passar dos dias eu acabei esquecendo. Até que alguns dias atrás, esse livro foi parar sem querer no meu setor. Foi amor à segunda vista.

Quando Rosie cai de paraquedas na vida de Don, ele vê a personificação da imperfeição. E tudo que Don procura é uma esposa perfeita segundo o seus padrões, então logo ele a descarta do projeto esposa.

Apesar de não estar interessado em Rosie como uma parceira em potencial, Don resolve ajudá-la em um projeto um tanto complicado, um tal de “Projeto pai”. E é a partir daí, que Rosie e Don começam a passar um longo período de tempo juntos, e Don vê toda a sua vida devidamente programada e cronometrada virar de cabeça para baixo.

Don é a “cópia” do Sheldon Cooper (The Big Bang Theory) e o livro é todo narrado no ponto de vista do dele. Eu não sei se todo mundo “pesca” um detalhe muito importante que justifica a personalidade do Don logo de cara, mas se não, você pode até passar um bom tempo sem entender as atitudes do mesmo, mas no final, tudo se encaixa.

Há quem diga que a leitura é tanto arrastada. Mas para mim a leitura fluiu muito bem desde o começo, não sei se isso se deve ao fato de que eu tenho um fraco por personagens peculiares ou porque eu captei a essência do livro de primeira, o que eu sei que é eu não consegui largar esse livro até terminar a leitura.

Concluindo, eu AMEI O projeto Rosie e tenho certeza que você também vai se apaixonar pelo romance mais peculiar dos últimos anos.

Nota: 10/10
Para quem gostou de: “O lado bom da vida” – “Amy e Matthew” – “Para sempre”
Onde comprar:  http://www.travessa.com.br

Deixe um comentário

