Resenha: O verão que mudou a minha vida

verano insta

Resumo: A vida de Belly é medida em férias de verão. Todas as coisas boas – absolutamente tudo que vale a pena ser lembrado – só acontecem entre os meses de junho e agosto. O restante do ano se limita a um monte de semanas longas e maçantes, longe da casa de praia e do barulho do mar. Pior que isso: são nove meses sem Susannah, a única e melhor amiga de sua mãe e uma espécia de tia para Belly, e também sem Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro de suas emoções.

Gostaria de começar dizendo que eu estou totalmente obcecada pelos livros da Jenny Han. Eu havia acado de ler “Para todos os garotos que já amei” quando fui checar a biografia da autora e me deparei com “O verão que mudou a minha vida”. Todo mundo sabe, eu amo o verão, por mim poderíamos viver nessa única estação e tudo continuaria okay. Logo, eu devorei o livro.

O verão que mudou a minha vida, é o primeiro livro da trilogia “Verão”.Aqui no Brasil foi publicado em 2012 pelo selo jovem da Record. “Galera”
.
A história é narrada em primeira pessoa por Belly, uma garota que está prestes a completar 16 anos e que está vivendo todos os conflitos da passagem de pré-adolescente para adolescente.
Algumas pessoas descreveram a Belly como uma garota “Irritante”, mas eu diria que ela é apenas uma adolescente, e como a maioria das garotas de 15 anos ela está confusa, ela pensa uma coisa, faz outra, e as emoções estão a flor da pele. Uma coisa que eu admirei na personalidade da Belly é o fato de que ela realmente se preocupa com a pessoa na qual ela está se tornando.

Esse ano tudo está diferente em Cousins Beach. Embora a praia pareça a mesma e a casa de Sussanah esteja em seu devido lugar, nada parece igual. Talvez sejam as lentes que Belly passou a usar após abandonar seus óculos horríveis, ou as novas curvas de seu corpo que fizeram com que seu antigo maiô pareça um pouco menor que o normal. Mas alguma coisa mudou e ela pode sentir isso no ar.

A história é narrada como uma brisa de verão: Leve e acolhedora. Em poucas páginas você já se vê apaixonada pelo misterioso Conrad e seu ar protetor, e encantada por Jeremiah e seu jeito brincalhão. Faz com que você queira uma tia como Sussanah e viver em um eterno verão.

O livro vai além de triangulo amoroso. É engraçado porque a própria Belly só se da conta disso algum depois. Fala sobre se descobrir e aceitação, sobre perdas e mudanças que ao longo da vida são invitáveis.

O verão que mudou a minha conta com muitos “flashs” do passado, e esses “flashs” são essenciais para compreender a história.

Para mim, ler esse livro foi uma experiência fantástica, e já estou pronta pra ler a continuação. Tenho certeza que você também vai amá-lo tanto quanto eu.

Trechos: “Foi aí que ele voltou, abriu a porta e fechou-a com força. E aquele momento entre nós, frágil e tênue, partiu-se ao meio. Terminou. Não adiantava imaginar o que ele ia dizer. Momentos, quando se perdem, não podem ser reencontrados. Simplesmente se vão.”

“Para mim não havia, nem há, nada melhor do que andar na praia tarde da noite. Parece que a gente pode continuar andando para sempre, como se a noite toda fosse nossa, e o oceano também. Quando a gente anda na praia à noite, podemos dizer coisas que não se pode dizer na vida real.”

“Estávamos calados, e Conrad Fisher estava acariciando os meus cabelos.
— Seu cabelo parece até de criança, vive embaraçado. — disse ele, baixinho. Sua voz me fez tremer, era como o som de uma onda recuando depois de bater na praia. “

Nota: 10/10
Para quem gostou de: “Para todos os garotos que já amei” – “Sorte ou azar” – “Se eu ficar”
Onde comprar: http://www.travessa.com.br/O_VERAO_QUE_MUDOU_MINHA_VIDA/artigo/841726a7-c405-4e71-926a-1db93d9a5600

Deixe um comentário

